Olá, seja bem vindo!

 

Olá, seja bem vindo ao site do Centro Integrado de Terapia Nutricional – CITEN. Através dele, levamos até você informações sobre nutrição e saúde, prevenção e tratamento de doenças crônicas. Você poderá conhecer também a forma de atuação do Citen, nossa equipe multidisciplinar de profissionais e todo o alcance terapêutico que podemos obter quando associamos o conhecimento médico, a intervenção nutricional adequada e os medicamentos disponíveis.

Através da terapia nutricional podemos mudar o curso da grande maioria das doenças crônicas, permitindo ao paciente maior equilíbrio metabólico e resistência imunológica para enfrentar as doenças crônicas e suas limitações. Além disso, a terapia nutricional constitui-se num suporte valioso para melhorar a resposta terapêutica aos vários medicamentos, podendo inclusive favorecer a redução dos mesmos.

A maioria das doenças crônicas tem na dieta seu alicerce terapêutico maior.  Assim é na hipertensão arterial, nas doenças renais e intestinais crônicas, nas intolerâncias e alergias alimentares, nas anemias, nas enxaquecas, nas infecções pelo HIV e até nas neoplasias malignas. É inegável o papel antiinflamatório e imunomodulador dos nutrientes, uma vez que a resposta imunológica requer células imunes aptas a realizar seu trabalho, exigindo alta demanda de energia e aminoácidos.

Entre as doenças metabólicas e endócrinas vamos muito além. Aqui, a orientação nutricional, aliada ao tratamento medicamentoso, faz toda a diferença no tratamento do diabetes, obesidade, alterações do ácido úrico, colesterol, triglicérides e metabolismo do cálcio. A abordagem médica e nutricional se complementam.

Finalmente, no Citen também tratamos dos transtornos alimentares, que desafiam o conhecimento médico e a condição de trabalhar em equipe, requerendo além da presença do médico nutrólogo ou endocrinologista, profissionais como nutricionistas, psicólogos e o médico psiquiatra, todos engajados na difícil tarefa de cuidar de pacientes com Compulsão Alimentar, Bulimia e Anorexia Nervosas.

Nossa missão é oferecer ao paciente a possibilidade de viver bem, apesar da doença crônica, não negligenciando a doença, nem deixando de viver por causa dela. A busca pelo equilíbrio será sempre a meta que partilharemos com nossos pacientes.

 

dra-ellen
Dra. Ellen Simone Paiva

Médica Endocrinologista e Nutróloga
Diretora Clínica do CITEN