Ingredientes:

450g de alcatra
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de vinho branco seco ou saquê
1 colher de chá de açúcar
2 colheres de chá de maisena dissolvida em 2 colheres de sopa de água fria
125g de ervilha-torta
2 cebolas
1 pimenta dedo de moça
1 pedaço pequeno de gengibre
1 colher de sopa de óleo
4 colheres de sopa de caldo de carne

 

Corte os bifes de alcatra em tirinhas finas. Coloque-os em uma tigela, acrescente o molho de soja, o vinho branco, e o açúcar e misture bem. Acrescente a maisena e misture. Cubra a tigela e deixe de molho por 10 – 15 minutos. À parte, corte as ervilhas tortas ao meio. Descasque as cebolas e corte em pedaços grandes. Corte a pimenta no sentido do comprimento e passe em água fria para remover as sementes, em seguida corte-as em tirinhas bem finas. Descasque e pique o gengibre.

Em uma panela grande, aqueça o óleo, adicione a carne junto com o molho do tempero e deixe cozinhar até a carne ficar macia, mexendo sempre. Acrescente o caldo de carne, a ervilha torta, a cebola, a pimenta e o gengibre à carne ainda com molho. Cozinhe até que os legumes fiquem macios, mas “al dente” e o caldo tenha reduzido. Sirva em seguida.

Dica do Citen
A monotonia do cardápio é um dos principais entraves no seguimento de uma dieta. Muitos temem variar no preparado de alguns alimentos e sair da dieta. Mas essa variedade é fundamental, a questão mais importante é saber como fazer isso. O ideal é sempre fugir de molhos gordurosos, creme de leite e queijos e investir nas especiarias. Nessa preparação o gengibre e a pimenta são os grandes responsáveis pelo sabor, sem, contudo, interferir no valor calórico final dos alimentos.

Conte as calorias

Valor Calórico: 200 calorias
Porção: 150g
CHO: 16g
PTN: 23g
Gord.: 5g
CITEN

Leia mais